quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"Justice evades Rachel Corrie"




Em 2003, Rachel Corrie, activista norte-americana do International Solidarity Movement, morreu no decorrer de uma manifestação na região sul da Faixa de Gaza. O grupo de oito activistas colocaram-se como escudos humanos com intuito de deter o exército israelita de demolir casas de palestinianos na cidade de Rafah. Corrie seria albarroada por um bulldozer militar vindo a falecer no hospital.
Oito anos depois o tribunal israelita de Haifa decretou a morte de Corrie como um "acidente lamentável". O Estado israelita e o exército não são portanto responsáveis por qualquer dano. O juiz Oded Gershon referiu ainda que a morte de Corrie poderia ser evitada se a mesma tivesse afastado da zona de perigo. 
Importa referir que logo após a sua morte o exército israelita realizou um inquérito no qual também mencionavam a irresponsabilidade da activista por encontrar-se numa zona militar e não se encontrar devidamente identificada, algo que contradiz os vários testemunhos quer de activistas ou palestinianos. Acrescentavam que a activista teria morrido devido à queda de destroços das casas, algo que contradiz com fotografias tiradas na altura. 
No vídeo acima podem encontrar o tema debatido por várias personalidades jafar Farah, Rami Khouri e Efraim Inbar e moderado por Hazem Sika. 

Sem comentários:

Enviar um comentário