segunda-feira, 7 de maio de 2012

E o vencedor é… Hollande!


Após 17 anos a esquerda francesa regressa ao Palácio do Eliseu. Francois Hollande venceu na segunda volta Nicolas Sarkozy, obtendo 51,62% dos votos, contra os 48,38% do adversário. Confirmou-se aquilo que as sondagens previam.
O novo presidente francês herda um país com um baixo crescimento económico, dívida pública de 85% do PIB e desemprego cerca de 10%. Esta ‘pesada herança’ pode limitar e/ou comprometer a aplicação do seu programa. Segundo Éric Heyer, economista e director do Observatório Francês de Conjuntura Económica, «a prioridade é o equilíbrio das contas públicas. Mas com crescimento econômico baixo será difícil obter isso. Além disso, o crescimento fraco não permitirá conter o aumento do desemprego. (…) O desemprego e a pobreza vão aumentar. É difícil saber por quanto tempo o estado de graça do Hollande vai durar. Talvez até o final do ano já ocorram protestos nas ruas».
Para além dos condicionalismos internos, Hollande terá outro desafio, renegociar o pacto europeu de disciplina fiscal, como prometeu em campanha. «A austeridade não pode ser uma fatalidade», tornou-se slogan do actual presidente. Angela Merkel, através do seu porta-voz, Steffen Seibert, informou que exclui qualquer renegociação do pacto orçamental.
 É certo que quebrado o eixo Merkozi, a posição de Merkel não é tão forte como anteriormente. Será necessário saber ceder, uma vez que existe “um objectivo comum”, «relançar a economia europeia para gerar um crescimento duradouro, assente em bases sãs e fonte de novos empregos», como mencionou o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
A eleição francesa para além de fazer ‘tremer’ a Europa, perspectivando um novo rumo, contribuiu para oscilar os mercados financeiros.


Após esta breve reflexão sobre a recente eleição francesa, aconselho o visionamento de um filme francês, Film Socialisme”, um ensaio sobre o socialismo nos dias de hoje e na Europa. Abaixo encontram o trailer do mesmo. Para reflexão!


Sem comentários:

Enviar um comentário