sexta-feira, 20 de julho de 2012

Terrorismo na Europa, um problema de segurança

A Europa conta actualmente com cerca de 20 milhões de pessoas que professam o Islão (segundo uma estimativa apontada por Sandra Liliana Costa), sem ter em conta a população russa da Europa. Esta população tem crescido rapidamente e a média de idades dentro do grupo é mais jovem do que a da restante população europeia.

Henrique Raposo chama a atenção para o facto de um muçulmano na Europa ser associado ao conceito comunitário e religioso da comunidade muçulmana e não ao conceito individual e legal de cidadão (Raposo, p. 1). “O jihadismo é uma realidade que marca os muçulmanos de hoje; o jihadismo terrorista existe entre os muçulmanos. Se é desonesto ligar o radicalismo ao Islão por inteiro (como fazem os defensores do choque civilizacional), também é desonesto fingir que o islamismo é o resultado da opressão que o sistema ocidental lança sobre os muçulmanos (tal como fazem os defensores das teses multiculturalistas”, escreve o mesmo autor (Raposo, p. 4).

Sandra Liliana Costa explica que perante a divisão do movimento, sem uma base de apoio consolidada, os islamistas foram obrigados a repensar as suas estratégias e redefiniram um novo inimigo para manter acesa a chama revolucionária. Eles “podiam calcular que ao atingirem países ocidentais, estes ripostariam, o que iria abalar as consciências muçulmanas, pois ao sentirem-se atacados uma vez mais os muçulmanos acabariam por apoiar a luta dos jihadistas”. (Costa, p. 39). Além disso, consideravam a luta contra os governos ocidentais, cuja influência tanto se fazia sentir nos países muçulmanos, uma maneira de enfraquecer os governantes locais, escreve a mesma autora (Costa, p. 39).

Sandra Liliana Costa fala numa segunda geração do movimento. “Com um controlo mais apertado por parte das autoridades e com as próprias comunidades muçulmanas mais alerta para o problema da radicalização”, os adeptos da ideologia jihadista encontram formas alternativas de conseguir treino necessário para entrar em acção (Costa, p. 39). “Não raras vezes, assistiu-se nos últimos anos ao fenómeno da criação de células jihadistas formadas através da autoradicalização, auto-recrutamento e treino auto-didacta, por exemplo, com base em documentos e recursos obtidos via Internet, a qual funciona como um campo de treino virtual”, explica a mesma autora (Costa, p. 39).

Actualmente, a Europa está na vanguarda islamista, quer ao nível doutrinário, quer ao nível da operacionalidade no terreno. É considerada por Walter Laqueur, citado por Henrique Raposo, como a base principal para grupos terroristas (Raposo, 2009, p. 9). “Neste momento, está a ocorrer uma exportação da Jihad para a Europa. E, atenção, essa exportação é feita com base em apoiantes locais da Jihad global e não em voluntários oriundos do coração do mundo árabe”, alerta Reuven Paz, igualmente citado por Henrique Raposo (Raposo, 2009, p. 9). Muitos radicais, expulsos do Médio Oriente, encontram nas mesquistas europeias o local perfeito para centros islamistas vanguardistas e mesmo armazéns, daí Londres ser considerada a capital intelectual do radicalismo islamiata. Alguns radicais como Abu Qatada, Osmar Bakri Mohammed, Abu Hamza e Mohammed al-Massari obtiveram autorização para entrar no Reino Unido, para pregar a violência contra o Ocidente, angariar dinheiro e recrutar jovens para a Jihad. Daí, nota Henrique Raposo, não é de estranhar que o ataque de 7 de Julho em Londres tenha sido levado a cabo por indivíduos que nasceram no Reino Unido.

Com efeito, Sandra Liliana Costa realça que muitos dos jovens descendentes muçulmanos cresceram em sociedades europeias preconceituosas, o que resultou na sua marginalização e alienação. Esta realidade levou muitos deles a procurar uma “identidade alternativa e auto-estima numa suposta vanguarda islâmica global e no cumprimento de um dever honroso”, escreve a autora (Costa, p. 41).  Recorde-se que os autores do atentado de Londres a 7 de Julho de 2005 eram jovens da classe média formados em universidades, que aparentemente até estavam bem integrados na sociedade.

Perante esta realidade, várias pessoas demonstram pessimismo relativamente à presença de radicais islamistas na Europa. O Ocidente poderá apenas conter e não derrotar grupos militares como a Al-Qaeda, entende o chefe das forças armadas britânicas, para quem o extremismo islâmico, enquanto ideia, não é passível de erradicação. O general Sir David Richards, um antigo comandante da NATO no Afeganistão, acrescentou que a militância islamista será uma ameaça ao Reino Unido por, pelo menos, 30 anos (BBC, 2010).

Importa também dizer que a economia ocidental é, há 15 anos, um alvo da Al-Qaeda, mas, desde a crise financeira de 2008, os partidários da rede terrorista compreenderam que esta é muito mais vulnerável e intensificaram os ataques para arruinar os inimigos. “É a estratégia de ferir para levar à falência", afirmou o director do centro de estudos da radicalização terrorista na Fundação pela Defesa das Democracias, um centro de reflexão de Washington. Citado pela AFP, o americano Daveed Gartenstein-Ross acrescentou que "Bin Laden pensa sinceramente que participou na ruína da União Soviética no Afeganistão e o seu objectivo é fazer o mesmo com os Estados Unidos”, já que as guerras do Iraque e do Afeganistão são extremamente caras (AFP, 2010). Os extremistas têm ainda a noção que forçar o Ocidente a instalar dispositivos de segurança eficazes para detectar os artefactos explosivos dos extremistas é uma carga pesada adicional em economias já debilitadas.

Esta estratégia e os efeitos da mesma levam algumas pessoas a prever o pior. Por exemplo, Bernard Lewis, um reputado especialista em questões do Médio Oriente, afirma que a Europa está prestes a ser tomada pelos muçulmanos porque os europeus “estão a perder a lealdade a si mesmos, a sua auto-confiança” e “não têm respeito pela própria cultura”. Para este professor, em breve, o Islão tomará conta de toda a Europa devido à promoção do “multi-culturalismo” e do “politicamente correcto” entre os povos do Velho Continente.

Adelino Torres alerta ainda que o islamismo político parece especialmente perigoso, não só por causa do “terrorismo em si, que poderia ser ou não circunstancial, mas porque aquilo que pressupõe no plano gnosiológico aponta para um retrocesso histórico”. “É uma concepção teológica redutora das relações entre os homens, uma metafísica estreita que perverte o pensamento, contribui para um empobrecimento brutal da criatividade e para a anulação do espírito crítico”, avisa (Torres, p. 9).

Referências bibliográficas:


- AFP (2010), “Al-Qaeda ataca o calcanhar de Aquiles do Ocidente: a economia”, in http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101201/mundo/alqaeda_economia_conflito_transporte&printer=1 (Consultado em Dezembro de 2010).
- BBC Online (2010), “Ocidente não consegue derrotar a Al-Qaeda, diz chefe das forças armadas britânicas”, in http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-11751888 (Consultado em Dezembro de 2010).
- COSTA, Sandra Liliana, “As várias manifestações do Islamismo na Europa”, in
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww1.eeg.uminho.pt%2Friap%2Fcp%2Fceupinto%2FProjectoFCT%2FWorking%2520Paper%2520Projecto%2520SC.pdf&rct=j&q=Working%20Paper%20Projecto%20SC%20Sandra%20Liliana%20Costa%20islao%20an%20europa&ei=pq0ITdyKE8a38QPTkKwb&usg=AFQjCNGQxqeo8E3vsma99VhOvlJ6e-4Pzw&sig2=akkeyVMVQxYXtSM_exfg1A (Consultado em Dezembro de 2010).
- RAPOSO, Henrique (2009), “O islamismo nas sociedades europeias – os mitos da comunidade muçulmana, do diálogo de civilizações e do Islão moderado”, in www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/ri/n22/n22a06.pdf  (Consultado em Dezembro de 2010).
- TORRES, Adelino (2005), “Racismo, Islamismo político e modernidade”, in António Custódio Gonçalves (Coordenação de), “O racismo, ontem e hoje”, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005, p. 23-39.

Nota: Texto escrito em Dezembro de 2010.

3 comentários:

  1. IRMANDADE MUÇULMANA...

    TODOS OS MUÇULMANOS PRECISAM SER EXPATRIADOS DA EUROPA E DE TODOS OS PAÍSES CIVILIZADOS, PARA O ORIENTE MÉDIO!

    ENQUANTO NÃO SAÍREM, DEVERÃO SER CONFINADOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, ONDE PODERÃO COLOCAR NO PORTÃO DE ENTRADA: "EURÁBIA", COMO SONHAVAM.

    A realidade que poucos conhecem:

    A SUPREMA CORTE DA ESPANHA revogou a lei que proibia o uso de véu, e os devidos trajes das muçulmanas, porque recebeu ameaças da IRMANDADE MUÇULMANA!!!

    Obs.: Essa IRMANDADE MUÇULMANA, está infiltrada em todos os países europeus, incluindo Austrália, Canadá, e a Ásia.

    Dessa maneira, todos os MOVIMENTOS contra os islamitas na Europa, e em todos os países civilizados, são logo silenciados, porque as Organizações recebem ameaças de morte, da IRMANDADE, nas quais incluem os familiares.

    É terrorismo oculto, feito através do TELEFONE.

    E, também, sob ameaça de morte, forçam as pessoas que se convertam ao islamismo.

    Os muçulmanos se impõem no mundo, através de ameaças de mortes, bombas, assim como homens-bomba ou incêndios provocados, seja numa residência ou instituição pública, como foi o caso da Suprema Corte da Espanha.

    Nota: o Papa Bento XVI, foi obrigado a abandonar o papado, porque em mais de 50 (cinqüenta) idiomas, transmitido ao mundo inteiro, falou algumas verdades sobre a maldita SEITA PEDOFÍLICA, denominada Islamismo. E o Vaticano seria impludido pelos muçulmanos, se ele permanecesse no papado. Assim, o infeliz do Papa Francisco, assumiu o papado, e teve que se humilhar, por exigência dos muçulmanos, em lavar os pés de uma muçulmana, que odeia os cristãos, e ainda teve que beijar os pés dessa maldita.

    Apenas um exemplo do que os malditos islamitas fazem no Ocidente: é o caso do político holandês, que quer livrar seu país dos islamitas, e tem todos os motivos, e devido a isso, tem que andar com seguranças, usar carro blindado, para não ser assassinado pelos muçulmanos, em seu próprio país!

    Ainda, os islamitas pertencem a uma SEITA PEDOFÍLICA E POLÍTICA, denominada islamismo, que se intitula religião, sem o ser, na qual a pedofilia é legalizada por lei do ISLÃ.

    Em razão disso, se acham no direito de estuprar nossas crianças, podendo levá-las à morte, por hemorragia interna, e se sobreviverem, ficarão traumatizadas para o resto de suas vidas.

    Uma coisa é certa, eles também tem família, como nós!!!

    Então, vamos aplicar nos muçulmanos, a Lei de Talião:

    'OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE'.

    Assim, não poderão mais nos intimidar com ameaças, porque saberão que haverá o troco!!!

    No Oriente Médio, matam, estupram e mutilam cristãos e membros de outras religiões.

    Por que temos que os tolerar na Europa e em outros países civilizados, se eles nos odeiam e matam?

    VAMOS DAR UM BASTA!!! NÃO VAMOS CONTINUAR RECEBENDO ORDENS PARA RETIRARMOS OS CRUCIFIXOS DAS IGREJAS, AS ÁRVORES DE NATAL DAS RUAS E ASSIM POR DIANTE. E AINDA SERMOS AMEAÇADOS DE MORTE, ASSASSINADOS OU DEIXAR NOSSAS MENINAS SEREM ESTUPRADAS PELOS PEDÓFILOS MUÇULMANOS, EM NOSSOS PRÓPRIOS PAÍSES, ONDE OS MUÇULMANOS SÃO INTRUSOS!!!

    E, viva a ISLAMOFOBIA, que varrerá do mundo, a chaga da humanidade: o islamismo e suas perversões sexuais: a pedofilia

    Obs.: os muçulmanos sempre envolvem os judeus nas descriminações, sendo que os judeus nunca foram taxados como assassinos, estupradores ou terroristas. É uma jogada maquiavélica dos islamitas, tentando espalhar o anti-semitismo (Neonazismo) pelo mundo, com intenção de enfraquecer a ISLAMOFOBIA.

    ResponderEliminar
  2. ISLAMOFOBIA...

    TODOS OS MUÇULMANOS PRECISAM SER EXPATRIADOS DA EUROPA E DE TODOS OS PAÍSES CIVILIZADOS, PARA O ORIENTE MÉDIO!

    ENQUANTO NÃO SAIREM, DEVERÃO SER CONFINADOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, ONDE PODERÃO COLOCAR NO PORTÃO DE ENTRADA: "EURÁBIA", COMO SONHAVAM.

    Antes de mais nada, ISLAMISMO NÃO É RELIGIÃO, mas, é uma SEITA PEDOFÍLICA E POLÍTICA, na qual a pedofilia é legalizada por lei do ISLÃ.

    A realidade: os cristãos ou membros de outras religiões não enviam assassinos para matar no Oriente Médio, porém, os muçulmanos enviam suas facções Terroristas, sob o pretexto que são "Fundamentalistas Islâmicos", para matar no Ocidente.
    Muçulmanos recolhem dízimos nas Mesquitas, para o Terrorismo, então são cúmplices.

    No Oriente Médio, constantemente, estupram, mutilam e matam cristãos e membros de outras religiões.

    Por que então, temos que os tolerar na Europa e em outros países civilizados, se eles nos odeiam e matam?

    Os islamitas seguem, rigorosamente, o que está escrito no CORÃO (escrito pelo pedófilo Maomé, que chamam de Profeta), por esse motivo a PEDOFILIA é legalizada pela lei do ISLÃ.

    Também, nesse livro satânico que chamam de sagrado, o CORÃO, está escrito que todos têm que serem convertidos ao islamismo ou assassinados, de acordo com a tal "Guerra Santa", que de santa não tem nada.

    Nos noticiários, poderemos saber das atrocidades que praticam nas indefesas aldeias e pequenas cidades da África: estupram suas meninas e jovens, e matam todos os homens, para que não mais procriem: os "Cães Infiéis, ao Maomé" (como chamam todos que não são muçulmanos). Em seguida obrigam suas vítimas a colocar o véu, e as transformam em muçulmanas, contra a vontade delas.

    Depois alegam, descaradamente, que islamismo é a "religião" que mais cresce no mundo.

    Entre outras perversidades: estupros de mais de seiscentas meninas e adolescentes, obviamente virgens, como foi amplamente divulgado na Itália. Na Inglaterra estupraram centenas de meninas, também amplamente divulgado. Assim como em todos os países europeus, onde estão infiltrados, acontece a mesma coisa.

    Ainda, picham todas as Igrejas nos países europeus, que os acolheram, onde podemos observar que apenas as Mesquitas não estão pichadas. Se fosse obra de pichadores, as Mesquitas também estariam.

    Depois reclamam da ISLAMOFOBIA?

    E, viva a ISLAMOFOBIA, que varrerá do mundo, a chaga da humanidade, o islamismo, e suas perversões sexuais: a pedofilia

    ResponderEliminar
  3. BARACK HUSSEIN OBAMA e sua estratégia...

    Obama estava desesperado em bombardear a Síria, para apagar os últimos vestígios das Armas Químicas, que ele deu aos seus amigos Terroristas muçulmanos, chamados de "Rebeldes", para serem espalhadas entre o povo, com a finalidade de incriminar o governo sírio, e finalmente conseguir o seu verdadeiro objetivo: ajudar em implantar o ISLAMISMO RADICAL, na Síria.
    Nota: no Egito, onde OBAMA também interferiu em prol da IRMANDADE MUÇULMANA se deu mal, e o ISLAMISMO RADICAL foi derrubado.
    Ora, não é OBAMA que envia armamentos e dinheiro para os Terroristas, na Síria?
    Não foi Obama que entregou um Drone para que os iraquianos o pudessem copiar, sob alegação que caiu no IRÃ?
    Obama, monitora os telefonemas no mundo inteiro, sob alegação que é para combater o Terrorismo.
    Se realmente quisesse combater o Terrorismo, monitoraria os telefonemas de muçulmanos, que são Terroristas, e não dos europeus e asiáticos!!!
    Alega que combate Terrorismo, no entanto, deixou que os irmãos chechenos, praticassem Terrorismo na maratona de Boston, embora tivesse sido avisado pelo Serviço de Inteligência Russa, que eram perigosos, e cuja mãe deles estava fichada no FBI, como Terrorista.
    OBAMA alegou ter mandado matar OSAMA BIN LADEN, e nada foi provado. O interessante é que os enviados para o Oriente Médio, e que participaram da FARSA, num total de 24 (vinte e quatro), e dos quais 20 (vinte) já estão mortos, numa verdadeira 'QUEIMA DE ARQUIVO".
    A única realidade crua e nua é que OBAMA é aliado dos Terroristas muçulmanos, e lhes passa todas as informações necessárias sobre tudo que acontece no Ocidente, no que se refere ao combate ao Terrorismo, através de escutas de telefonemas e internet, para que possa avisar em tempo, seus amigos Terroristas muçulmanos, se alguma preparação para um atentado Terrorista, já foi descoberta, para os advertir. Quando os verdadeiros combatentes do Terrorismo nada descobrem, o atentado é realizado.
    Se não tivesse essa intenção, não precisaria monitorar telefonemas dos Ocidentais e Orientais, porque eles não enviam Terroristas para matar em outros países, como os muçulmanos!
    Em meio a um discurso do OBAMA, lhe escapou: "FUI PREPARADO POR ANOS, PARA SER PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA". A nítida impressão que se tem, é que foi preparado por Terroristas muçulmanos. E se aproveitando de atual tecnologia usada por NSA, PRISM E VERIZON, incluindo os Drones, está sabotando o mundo civilizado, sob alegação que combate o Terrorismo, porém OBAMA, na verdade combate a civilização ocidental e oriental, em prol dos Terroristas muçulmanos!
    A Europa e os países civilizados não podem e nem devem aceitar qualquer ajuda desse "infiltrado" na presidência americana, o OBAMA, que se faz passar por um simples mulato e cristão, e cuja verdadeira identidade e religião continuam uma incógnita!

    ResponderEliminar