domingo, 17 de junho de 2012

Egipto e as presidenciais

 "If you speak you die. If you stay silent, you die. So speak, and die"
Tahar Djaout

Hoje é dia decisivo no Egipto!
As presidenciais decorrem durante este fim de semana na região e irão ditar o rumo daquele país. 
Após intensa polémica e a retirada de alguns candidatos por não cumprirem todos os 'requisitos', a corrida ao cargo é disputada por Ahmed Shafik, militar que desempenhou altos cargos durante o regime de Mubarak e que foi o último primeiro-ministro, e por Mohammed Morsy, islâmico e representante da Irmandade Muçulmana. A presença de Shafik nas presidenciais gerou contestação uma vez que temem um retrocesso ao antigo regime. Por sua vez, a candidatura de Morsy provocou polémica visto que receiam o estabelecimento do fundamentalismo islâmico.
Saliento que apesar de estar a decorrer as eleições presidenciais, os poderes do futuro chefe de estado ainda não são do conhecimento da população. O processo constitucional que deveria realizar a nova constituição foi interrompido, pois o Conselho Militar após decisão do Tribunal Constitucional dissolveu o parlamento egípcio.
O cenário continua em totalmente em aberto. Para muitos egípcios a revolução perdeu o seu rumo... Qualquer que seja o resultado destas presidenciais, o mais certo é a contestação regressar às ruas.

Sem comentários:

Enviar um comentário