Têm sido evidentes os esforços da ONU, no que diz respeito à Buffer Zone e à Geen Line, o estímulo dos contactos constantes das comunidades, por forma a promover uma constante “união” de esforços “gregos” e “turcos”, com actividades que visam a colaboração ao nível económico, agrícola e de convívio social, bem como em actividades de carácter humanitário[1]. Este papel da ONU é sem dúvida importante para a inserção das populações civis na construção de um novo Chipre. De resto, a Buffer Zone é dos mais ricos territórios da ilha, ao nível da agricultura, da fauna e da flora, como tal parece-me firme intenção da ONU aproveitar estes dados para promover a união de povos. Pelo menos, é uma excelente oportunidade! Útil ou não? Logo veremos!
(cont)
[1] Cfr em http://www.un.org/en/peacekeeping/missions/unficyp/background.shtml consultado em Dezembro de 2011.
[1] Cfr o texto da Resolução da ONU disponível em http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=S/RES/186(1964) consultado em Dezembro de 2011.
[2] Cfr o texto da Resolução 1986 de 2011 disponível emhttp://www.un.org/en/peacekeeping/missions/unficyp/resolutions.shtml.
Caro John Simon,
ResponderEliminarLi com cuidado a nota que aqui publica e estou inteiramente de acordo com o acento que dá ao assunto.
Quero deixar uma palavra de encorajamento ao vosso grupo. aprecio o vosso empenho e seriedade.
Ate um destes dias.
VA