quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A ONU no terreno cipriota

A resolução 186 de 1964[1] da ONU legitima a acção da UNFICYP como força mandatada para (re)estabelecer a paz. Para além disto e na sua essência apela ao Governo que mantenha a paz e a segurança e recomenda vivamente aos líderes das comunidades que actuem moderação. A missão inicial teve como consultores os governos de Chipre, Turquia e Grécia. Para além destes, o atrás mencionado Reino Unido. Até 15 de Dezembro, a resolução 1986 de 2011 dá legitimidade à ONU. Tendo em conta que o objecto deste trabalho são os cipriotas em si, não podia deixar de ter em atenção o seguinte: “(…) the Secretary-General’s firm belief that the responsibility for finding a solution lies first and foremost with the Cypriots themselves (…)”[2]. Este ponto manifestado na resolução contém subjacente a convicção da ONU que os cipriotas terão de ser integrados numa solução de futuro, independentemente do seu papel. E de certa forma, um aviso aos políticos. Aliás, nesta resolução está contida também recomendação interessante: o aviso que os políticos devem usar de retórica positiva, algo que tem sido também pedido por alguns académicos e grupos e iniciativas civis.
Têm sido evidentes os esforços da ONU, no que diz respeito à Buffer Zone e à Geen Line, o estímulo dos contactos constantes das comunidades, por forma a promover uma constante “união” de esforços “gregos” e “turcos”, com actividades que visam a colaboração ao nível económico, agrícola e de convívio social, bem como em actividades de carácter humanitário[1]. Este papel da ONU é sem dúvida importante para a inserção das populações civis na construção de um novo Chipre. De resto, a Buffer Zone é dos mais ricos territórios da ilha, ao nível da agricultura, da fauna e da flora, como tal parece-me firme intenção da ONU aproveitar estes dados para promover a união de povos. Pelo menos, é uma excelente oportunidade! Útil ou não? Logo veremos!
(cont)

[1] Cfr o texto da Resolução da ONU disponível em http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=S/RES/186(1964) consultado em Dezembro de 2011.
[2] Cfr o texto da Resolução 1986 de 2011 disponível emhttp://www.un.org/en/peacekeeping/missions/unficyp/resolutions.shtml.

1 comentário:

  1. Caro John Simon,

    Li com cuidado a nota que aqui publica e estou inteiramente de acordo com o acento que dá ao assunto.

    Quero deixar uma palavra de encorajamento ao vosso grupo. aprecio o vosso empenho e seriedade.

    Ate um destes dias.

    VA

    ResponderEliminar