segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Suavização das relações entre a Índia e o Paquistão?"




Shashi Tharoor[1], em “Suavização das relações entre a Índia e o Paquistão”, que pode ler aqui, remete-nos para a relação conflituosa entre os dois referidos Estados. A tensão é patente entre o Estado indiano e o paquistanês.

Impera salientar que em 1947 a Índia Britânica, se dividia em dois domínios soberanos, a União da Índia e o Domínio do Paquistão, que mais tarde dariam origem respectivamente à República da Índia (1950) e à República Islâmica do Paquistão (1956). A separação não significou o surgimento de uma relação amistosa entre as duas regiões. Assistiu-se a violência entre hindus, sikhs e muçulmanos nomeadamente no território indiano, uma vez que a separação não teve em consideração as especificidades étnicas, culturais e religiosas. A separação deu ainda origem a tensão que resultou em vários conflitos armados ao longo dos anos, na sua maioria devido a Caxemira, região disputada pelos dois Estados. A permanente animosidade culminou numa corrida ao armamento. Actualmente ambos, Índia e Paquistão, são detentores de armamento nuclear e não são signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

Inicialmente o autor aborda os vários problemas que assolavam aquela região, nomeadamente o extremismo e o terrorismo, e as consequências dos mesmos para a estabilidade quer regional quer nacional. A dada altura é referido «um país vizinho [Paquistão] repleto de jovens desesperados, sem esperança ou perspectivas, liderado por um militar mal-intencionado e que se auto-engrandece, é uma ameaça permanente para a Índia».

Face a tal, Tharoor, menciona várias estratégias que o Estado indiano deveria adoptar com intuito de minimizar a conflitualidade entre os dois territórios, numa perspectiva de defesa nacional, e assim «ao adoptar uma posição de acolhimento, sensibilidade e generosidade pragmática, a Índia poderá ser capaz de alterar uma relação bilateral que conta com 65 anos de uma lógica de hostilidades intratável».



[1] Ex-ministro de Estado indiano para os Assuntos Externos e subsecretário geral das Nações Unidas;

Sem comentários:

Enviar um comentário