domingo, 4 de março de 2012

Crises e política, segundo Steven K. Vogel

Steven K. Vogel (http://polisci.berkeley.edu/)
Nota: Por cortesia de Paulo Yokota, do portal Ásia Comentada, que nos alertou para este artigo e nos facultou a tradução do mesmo.

Steven K. Vogel, professor na UCLA (University of California, Los Angeles) e especialista no Extremo Oriente mostra, no artigo “Uma crise da democracia japonesa?”, publicado no Nikkei em Fevereiro, algumas preocupações com o Japão, em particular a necessidade de estimular a economia e de recuperar o país após o desastre do ano passado, numa altura em que a dívida pública do país está em crescendo, o que exige um aumento da carga fiscal.

O autor avisa que economias encaradas como ricas não devem lançar-se em cortes desmesurados dos seus gastos, sob pena de uma nova queda da economia, aliada a uma falta de confiança dos consumidores, a uma redução do consumo e a um aumento do desemprego.

O autor diz que actualmente é quase consensual que elevados gastos governamentais e altos impostos prejudicam a prestação económica de um país. Contudo, adverte, os países com maior carga fiscal e mais gastos conseguem melhores resultados quando são avaliados indicadores de bem-estar.

Steven K. Vogel defende que é preciso envolver o maior número de autores na política e não apenas as empresas sem os seus trabalhadores, como, segundo Harold Wilensky, acontece no Japão.

O especialista em assuntos do Extremo Oriente entende que é nos momentos de crise para a economia que salta a vista o facto de os países mais ricos não conseguirem enfrentar a sua insuficiência política. Daí que defenda uma aposta em mais burocracia, uma burocracia que permita uma negociação eficaz entre os diversos grupos de interesse. Ao mesmo tempo, considera, é necessário que os partidos consigam apresentar aos eleitores políticas económicas efectivas.


Pode ler o artigo na íntegra aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário