sábado, 10 de março de 2012

ODM 3 - “igualdade de género – promover a igualdade de género e empoderar as mulheres”





“You can tell the condition of a nation by looking at the status of its women”
Jawaharal Nehru


Recentemente festejou-se mais um “Dia da Mulher”. Os anos passam e a simbologia daquele dia, parece perder-se no quotidiano de muitos outros. Aquele que deveria ser lembrado como a luta de tantas e tantas mulheres ao longo dos séculos por igualdade entre os sexos tornou-se numa sombra, num banal “dia comercial”.
Ainda há muito a fazer. A igualdade de género não existe! É certo que no “mundo ocidental” a vida para as mulheres está mais facilitada, mas no restante mundo a história diverge. Ser mulher em determinadas partes do globo é estar condenada.
Decorria o ano 2000, e em Setembro vários líderes, chefes de Estado e de Governo de 189 países, reuniram-se nas Nações Unidos com fim de assinar a “Declaração do Milénio”. Estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, os ODM, a alcançar até 2015. O compromisso assumido pressupunha o investimento de 0,7% do Rendimento Nacional Bruto de cada país em ajuda pública ao desenvolvimento, até 2015.
Todos os objectivos são de extrema importância, mas saliento o terceiro ODM, “igualdade de género – promover a igualdade de género e empoderar as mulheres”. O estabelecimento de um ODM dedicado apenas às mulheres evidencia a consciencialização por parte de variadas entidades de que não estamos perante um mundo com efectiva igualdade de género, e que existe imenso trabalho a realizar, para no mínimo diminuir as disparidades. Aliás a desigualdade de género encontra-se enraizada em diversas culturas.
Os dados que evidenciam essa disparidade são tremendos. De acordo com a informação da “Campanha Objectivo 2015”, cerca de 3/5 do 1.2 mil milhões de população pobre são mulheres, 2/3 dos 960 milhões de adultos do mundo que não sabem ler são mulheres, 70% das 130 milhões de crianças que não vão à escola são do sexo feminino, 60% das mulheres do mundo efectuam trabalho não remunerado ou mal pago, e representam a maioria entre os 1.2 mil milhões de pessoas que vivem com menos de 1.25 dólar por dia. Ainda referem que em 2008, dos 150 Chefes de Estado, apenas 7 eram mulheres, e dos 192 chefes de governos dos Estados-membros das Nações Unidas apenas 8 eram mulheres. Apenas 16% dos cargos ministeriais de todo o mundo são atribuídos a mulheres, e existem 13 países onde não têm qualquer representação feminina em posições governamentais.
Se juntarmos a este cenário o difícil acesso a água potável, estamos perante um panorama caótico. Como sabemos, o acesso a esse recurso natural encontra-se desproporcionalmente situado pelo globo, daí que nos deparemos com o surgimento de tensões ou conflitos por causa desse bem essencial ao Homem.
O sucesso do ODM, igualdade de género – promover a igualdade de género e empoderar as mulheres”, depende em grande medida do sucesso dos restantes objectivos. Se o ambiente envolvente detiver sustentabilidade e auto-suficiência, infra-estruturas, cuidados básicos de saúde estaremos no caminho certo para um futuro mais digno de todas as mulheres, mas para tal, como para tudo, vontade política é o essencial.
Às mulheres que tiveram a sorte de nascer deste lado do globo, a luta daquelas que vivem do outro lado também é nossa. Somos responsáveis por cada uma delas! Porque a desigualdade entre género é um mal dos dois mundos, do nosso e do delas, mas sejamos realistas, ao menos no nosso conseguimos viver, elas tentam sobreviver.
Que o dia 8 de Março encontre a essência da sua existência!

Sem comentários:

Enviar um comentário